Blog

Você sabia que o stress pode afetar a saúde da sua retina?

16 de jan | 2020

Você sabia que o stress pode afetar a saúde da sua retina?

Pacientes submetidos a situações de stress podem desenvolver repentinamente baixa da acuidade visual devido a uma mancha central ou visão distorcida.

O principal diagnóstico que deve ser considerado em pacientes jovens, com esses sintomas  (em um ou ambos os olhos) é a coroidopatia serosa central que caracteriza-se pelo acúmulo de líquido embaixo da retina, geralmente na sua região central.

Não sabe-se com certeza qual a causa desta doença porém o stress mostra-se o fator mais comum entre os paciente acometidos. A doença também acomete mais homens que mulheres e jovens entre os 20 e 45 anos.

Esta doença está associada ao aumento de um hormônio no sangue chamado cortisol, e este aumento pode ser endógeno (pelo stress) ou exógeno quando o paciente está em tratamento para alguma doença que exija que ele tome esse hormônio para tratamento.

Se sua visão ficou distorcida, com uma mancha ou  até mesmo se você percebeu que enxerga cores de maneira diferente com um olho quando comparado com o outro, procure seu oftalmologista e  ele solicitará exames que ajudarão no diagnóstico e no tratamento desta doença.


Compartilhe nas redes sociais

Resultados de Exames