Blog

Sífilis e o Olho

09 de dez | 2019

Como outras infecções sexualmente transmissíveis a sífilis pode causar doença ocular que pode levar a perda severa da visão quando não tratada. A sífilis ocular pode ocorrer em qualquer estágio da doença, logo após o contágio como também décadas depois da primeira infecção.

A sífilis ocular pode afetar qualquer parte do olho mas a membrana colorida chamada úvea é a mais comumente atingida. Os sintomas podem variar desde baixa acuidade visual, embaçamento visual ou até mesmo cegueira.

A sífilis pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada, ou ser transmitida para a criança durante a gestação ou parto.
O teste rápido (TR) de sífilis está disponível nos serviços de saúde do SUS, sendo prático e de fácil execução, com leitura do resultado em, no máximo, 30 minutos, sem a necessidade de estrutura laboratorial.

De acordo com o site do CDC ( centro de doenças contagiosas dos Estados Unidos) é necessário que a sífilis com comprometimento ocular seja tratada como neurosífilis independentemente do estágio da doença no resto do organismo.

https://www.cdc.gov/std/syphilis/clinicaladvisoryos2015.htm

Se você for diagnosticado com sífilis e apresentar sintomas oculares procure seu oftalmologista com urgência.


Compartilhe nas redes sociais

Resultados de Exames