Blog

Realizamos com sucesso, no último dia 31 de maio de 2021, a primeira cirurgia oftalmológica de Terapia Gênica da América Latina com Luxturna®.

02 de jun | 2021

O Luxturna® foi aprovado para uso no Brasil em pacientes que apresentam mutação no gene RPE65, que está associado a distrofias hereditárias da retina. Esta alteração genética provoca perda progressiva da acuidade visual e campo de visão.

Algumas precauções devem ser adotadas na seleção do paciente com indicação ao tratamento como a obrigatoriedade de passar por testes capazes de comprovar que sua perda de visão foi provocada por esta mutação. São as alterações deste gene que impedem o organismo humano de produzir a proteína necessária ao adequado funcionamento da retina, responsável por transformar a informação luminosa captada pelo olho no sinal elétrico que é enviado ao cérebro.

O procedimento consiste em uma cirurgia que inclui a injeção da medicação sob a retina afetada. Os dois olhos devem ser operados com intervalo não superior a 1 semana e o acompanhamento clínico inclui a realização de exames subsidiários como Tomografia de Coerência Óptica, Eletrofisiologia, Microperimetria, Campimetria Visual e Autofluorescência.

O tratamento foi conduzido por especialistas certificados, em uma jovem paciente brasileira do sexo feminino. Fazem parte desta equipe médica: Dr. André Maia, Dr. Huber Vasconcelos e Dra. Juliana Sallum.

 


Compartilhe nas redes sociais

Resultados de Exames

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.