Blog

Como o Lúpus pode afetar sua visão

11 de fev | 2021

O lúpus, como outras doenças autoimunes, pode afetar seus olhos. O Lúpus é uma doença crônica que progride de maneira imprevisível e é caracterizado por períodos de calmaria e crises inflamatórias.

Os efeitos oculares mais comuns do Lúpus são: Alteração da coloração da pele ao redor dos olhos, olho seco, inflamação da esclera (camada branca do globo ocular), mudanças dos vasos da retina e dano aos nervos que controlam os movimentos dos olhos.

As alterações vasculares na retina em pacientes com lúpus variam de 3% a 28% dependendo do grau de comprometimento sistêmico da doença, e a presença destas alterações ocorrem com maior frequência nos períodos de crise inflamatória.

As alterações vasculares se dão por diminuição da circulação de sangue e podem causar embaçamento da visão.

Além disso, algumas medicações utilizadas para o controle da doença, podem ter efeitos colaterais oculares, particularmente a hidroxicloroquina que, com o tempo e dependendo da dosagem, pode causar toxicidade e alteração da visão central.

É recomendado exame ocular completo com avaliação do fundo de olho pelo menos uma vez ao ano para pacientes portadores de Lúpus. Seu oftalmologista, após o exame e anamnese, solicitará os exames apropriados e necessários para manter sua saúde ocular.

Os exames oftalmológicos complementares de retinografia panorâmica, tomografia de coerência óptica da retina (OCT), autofluorescência e eletrorretinograma multifocal podem auxiliar no diagnóstico, tratamento e controle das alterações da retina secundárias ao Lúpus.


Compartilhe nas redes sociais

Resultados de Exames

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.